Qual a importância da manutenção preventiva para compressores de ar?

Os compressores de ar são ferramentas que podem ser encontradas em vários nichos de mercado, isso por conta da sua ampla utilização.

É possível encontrar os compressores, por exemplo, em áreas de construção, como também pode ser encontrado em conjunto com outros produtos, servindo de complemento fundamental para o seu bom funcionamento.

Os eletrodomésticos, aquários, uma boa parte dos automóveis e até mesmo algumas ferramentas para realização de pintura, indústria automotiva, insdústria alimentícia, usinas, entre outras, servem como exemplo de produtos que precisam dos compressores de ar.

 

A característica básica é de converter movimentos mecânicos gerados por energia elétrica, ou eventualmente, alguma outra forma de energia como motores a diesel e gasolina em ar comprimido.. Há diferentes modelos no mercado, como:

Compressores de pistão;
Compressor rotativo de parafuso;
Compressor portátil à diesel;
Compressor boosteer;
Compressor scroll;
Motocompressores.
A manutenção preventiva de compressores de ar é o que garante que, além do equipamento durar mais, ele também funcionará com maestria.

Mas, se você está se perguntando se realmente é importante fazer essa manutenção preventiva ou se pode apenas fazer no caso dê algum problema, continue lendo o artigo e entenda esse ponto.

Qual a importância da manutenção preventiva para compressores de ar direto?A importância da manutenção preventiva: como não ter problemas?
Como qualquer equipamento industrial, o mau uso ou a falta de manutenção preventiva pode acabar em gravíssimos acidentes para quem está utilizando e está próximo da equipamento.

Em relação à segurança, é importante que seja seguido várias práticas para que todas as pessoas que estejam manipulando os compressores de ar possam estar seguros.

Nunca ache desnecessária a leitura do manual de instruções, até porque, é nesse documento que estão todas as informações sobre o compressor.

Além de você economizar dinheiro, já que com a manutenção preventiva você não terá grandes problemas, o seu equipamento dura mais, é mais seguro e o seu desempenho será sempre bom.

Então, nunca deixe de realizar reparos de forma preventiva e todas as inspeções periódicas.

Qual a importância da manutenção preventiva para compressores de ar direto?Como funciona a manutenção dos compressores de ar?
Em questão do uso, é bom que você faça a instalação de forma que o equipamento fique nivelado.

Na manutenção preventiva, você irá escolher uma empresa de confiança, como nós da Loja Schulz.

A manutenção observa os principais pontos para que você não perca dinheiro e muito menos o seu equipamento, confira abaixo:

Mantém a lubrificação;
Utiliza a fiação adequada para o funcionamento elétrico;
Realiza a drenagem do reservatório de água de acordo com o uso;
Limpeza de certos complementos e trocas regulares de itens, como filtro e óleo;
Verifica as mangueiras para evitar que aconteça vazamentos;
Limpeza dos trocadores de calor;
Limpeza do tanque de combustível do compressor de ar.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *